Exames complementares

Audiometria
É a avaliação feita pelo fonoaudiólogo que consiste em realizar testes que visem detectar se o indivíduo apresenta ou não perda auditiva. Caso esta seja confirmada, é possível avaliar o tipo e o grau da mesma.


O exame audiométrico deve ser realizado em todos os funcionários expostos a níveis de pressão sonora que ultrapassem os limites de tolerância, independentemente do uso do protetor auditivo. Esse exame também deve ser realizado quando o funcionário exerce uma função na qual a audição é o seu instrumento de trabalho.


Acuidade Visual
Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma, o contorno e as cores dos objetos. Os cones (células fotossensíveis da retina) são responsáveis por essa capacidade discriminatória.


ECG – Eletrocardiograma
ECG permanece como o principal recurso para o diagnóstico de anormalidades do ritmo cardíaco, conhecidas clinicamente como arritmias cardíacas.

O ECG é útil para o controle evolutivo de uma doença cardíaca já confirmada por outros métodos de diagnóstico.


EEG – Eletroencefalograma
Eletroencefalograma (EEG) de rotina ou vigília é a forma mais frequentemente utilizada na investigação de epilepsia. Duração: 20 a 40 minutos.

EEG prolongado é uma técnica útil e aumentará as chances de captação de anormalidades epileptiformes. Como a questão mais importante é se as crises são ou não epilépticas a correlação clínica com a característica EEG é importantíssima. Duração: 1 a 3 horas.


Espirometria
O teste de espirometria é um exame de diagnóstico que permite medir o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. Ela é útil para avaliar indivíduos com problemas respiratórios como bronquite, asma, penumonia, tosse e falta de ar, por exemplo.


Raios X
O exame de Raios X é um procedimento rápido e simples. Consiste da aquisição de imagens através do aparelho de Raios X. Basta que o (a) paciente siga as orientações do técnico especialista em relação a posicionamento.
É um método não invasivo de diagnóstico que envolve a exposição de parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo humano. O Raio X de tórax é o exame radiológico mais comumente realizado. Fornece imagens do coração, pulmão, vias aéreas, vasos e ossos da coluna vertebral e do tórax.


Exame laboratorial
Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, realizados em laboratórios de análise clínica, visando um diagnóstico ou confirmação para uma patologia ou para um exame de rotina. Ou ainda atuar no monitoramento e prevenção de alguma patologia.


Se sua empresa está precisando realizar exames complementares, clique AQUI e solicite nossa assessoria GRATUITAMENTE.